domingo, 20 de maio de 2012

Cidadão omisso!


Vendo todo dia os noticiários que só falam em violência e mais violência, e depois ouvir os comentários da população, eu paro e fico imaginando o porquê de tudo isso, qual a causa da violência, e o que poderíamos fazer para dar um basta em tudo isso.
Uma das primeiras coisas que eu penso é na aplicação das leis, na forma de se fazer justiça que a população brasileira é na sua maioria contra. Quando a policia prende alguém pela pratica de um crime, seja ele qual for o mínimo que se espera é que esse alguém pague efetivamente pelo seu crime, que seja retirado do convívio social até que esteja preparado para viver no meio da população. Porém o que ocorre é que o individuo é liberado em seguida ao seu ato ilegal, pois existem inúmeros artifícios que a lei permite, são as chamadas brechas no sistema, que permitem ao cidadão acusado de crime ficar em liberdade para continuar cometendo mais e mais crimes. A população fica revoltada e se volta contra o principal instrumento de combate a criminalidade: A POLÍCIA.
Mal sabe a população que a policia é a única instituição que cumpre à risca o seu papel, dentro das possibilidades que o sistema oferece e ela, a polícia, não falha. Ela cumpre o papel retirando de circulação os criminosos, porém como estes são soltos imediatamente e saem da delegacia sem nenhum compromisso, enquanto o policial tem que escrever boletins de ocorrência, fazer relatórios, ser ouvido em inquérito policial, ser ouvido posteriormente perante o juízo, acarretando sobremaneira seus afazeres e muitas vezes prejudicando as suas folgas, o meliante sai e some, somente reaparecendo quando novamente é preso em mais um crime, pela terceira, quarta; décima vez.
Não bastasse isso, quando os policiais fazem uma abordagem rotineira em local de conhecida fama por ter entre seus frequentadores pessoas de índole criminosa, pertencente a grupos e facções que se denominam os donos dos presídios em todo o Brasil, e um dos cidadãos se acha no direito de questionar o trabalho policial, é avisado que a abordagem é um procedimento legal e que se ele continuar resistindo estará incorrendo em desobediência e que terá que responder por isso, e mesmo assim o individuo parte da simples desobediência e passa a desacatar aos agentes do estado, ele é detido e encaminhado para uma delegacia, onde simplesmente assina um termo circunstanciado e vai embora.
Se ficasse somente nisso ainda seria tolerável, mas pasmem; o dito cidadão vai a uma promotoria e denuncia os policiais por abuso de autoridade, inventando uma história comovente ao promotor, que por sua vez, pasmem mais ainda, determina a abertura de inquérito contra o policial, passando a apregoar os tão falados direitos humanos.
E agora entro na questão do titulo deste artigo: o cidadão é omisso!
Sim, todos nós que nos consideramos cidadão de bem, que utilizamos a tão propagada frase ‘eu pago meus impostos e por isso tenho meus direitos’ somos omissos, e sabem por quê?
Por que nós sabemos que a constituição nos garante o direito a saúde, a educação e a segurança, e todos os dias somos aviltados nesses direitos e tantas outras coisas que nos são negadas, mesmo com essa carga de impostos que pagamos, e no máximo ficamos reclamando aos amigos ou postamos algo em determinadas redes sociais, mas meia hora depois nem nós mesmo lembramos-nos do assunto e prosseguimos levando nossa vidinha de sempre.
Já o criminoso, este não é omisso, ele vai à promotoria e cobra dela o que julga ser o certo, e como nós cidadãos estamos sempre ocupados demais para ir à justiça, os promotores ficam sem serviço e ai o meliante faz uma denúncia e lá se vão os paladinos em busca da ‘in’justiça, enquanto nossos amigos, familiares e qualquer um do povo morrem em filas de espera nos hospitais da rede pública, enquanto não temos vagas suficientes nas escolas próximas de casa para nossos filhos, enquanto somos assaltados, humilhados e submetidos a constrangimentos e violência por parte do criminoso que está indo chorar aos promotores a violência policial.
Somos omissos sim, devemos ir cobrar dos fiscais da lei, ou seja, dos promotores de justiça o que nos é devido; vamos passar a exigir que sejam fiscalizados os serviços públicos de saúde, que o promotor ao invés de perder tempo com lamúrias de vagabundos criminosos se atentem para o que realmente é necessário, que exijam do poder publico a distribuição de remédios gratuitos, que hoje em dia só existe mesmo no papel e em propagandas de governos, e propagandas estas também feitas com o nosso dinheiro, vamos exigir deles que façam valer mesmo os direitos humanos, mas para todos os cidadãos, e não somente para criminosos que são os únicos que os procuram.
Somos omissos porque elegemos pessoas preocupadas apenas com o bem estar pessoal e que somente passam em nossas ruas e bairros durante campanha política e ficamos depois transitando por ruas esburacadas, sem asfalto, onde não há condições sequer de andar de bicicleta, vendo nosso patrimônio ser desvalorizado na mesma medida em que os impostos são aumentados.
Devemos deixar de nos submeter aos caprichos do sistema, vamos deixar de ser omissos em nossos direitos, vamos passar a frequentar a promotoria, denunciando a violência pela qual passamos todos os dias ao procurar hospitais públicos, ao utilizar o transporte publico e mesmo à violência a que somos submetidos todos os dias por esses mesmos cidadãos que vão choramingar aos pés da lei, pois quando eles entram em nossas casas para roubar, eles são verdadeiros demônios, matam, estupram, agridem, roubam e levam a dignidade das pessoas de dentro de suas casas.
Vamos fazer valer a lei, hoje em dia somente são beneficiados os criminosos, pois eles correm atrás, pois sabem que o cidadão de bem nunca irá admoestá-lo, e ele sabe usar o sistema em seu benefício, podendo fazer e acontecer de tudo, já que nós preferimos ficar enclausurados em nossas casas, por medo, preguiça e omissão.
Não adianta cobrar da policia a alta criminalidade que assola a cidade, mas sim cobrar e exigir das autoridades o mínimo cumprimento das leis, pois toda a população sabe que a policia prende, a justiça solta!
E o crime agradece a todos nós por nossa omissão!

Minha lista de blogs