quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Cassems em queda livre!

A Cassems em queda livre!, por Sebastião Santos - Dourados News - Notícias de Dourados - MS.

Como surgiu a Cassems
Em fevereiro do ano de 2001, concretizava-se uma das maiores conquistas do servidor público do Estado do Mato Grosso do Sul, a CASSEMS – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – criada após a extinção do PREVISUL, órgão do governo estadual que administrava tanto a previdência como o sistema de saúde que atendia aos servidores públicos. Fruto de um projeto ambicioso, a CASSEMS é um plano de saúde de auto-gestão exclusivo dos servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. Auto-gestão significa dizer, nesse caso, que os servidores públicos estaduais do Mato Grosso do Sul administram a CASSEMS, que beneficia a eles próprios com o plano de saúde, tendo total autonomia administrativa, mesmo porque os conselhos gestores da Caixa são eleitos pelos servidores.(TEXTO RETIRADO DO SITE CASSEMS, só para lembrar!)
A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores Estaduais de Mato Grosso do Sul) vai reajustar o preço da consulta em 114% a partir de primeiro de agosto. O aumento foi oficializado durante reunião do conselho gestor da entidade. Até ai ainda dá para pensar e entender que realmente, desde o inicio a Cassems estava com a taxa congelada. A Cassems nasceu para ser exclusivamente órgão de assistência ao servidor estadual, com o passar dos anos ela abriu para servidores municipais de diversas cidades, o que elevou o numero de pessoas em busca de atendimento nos hospitais da própria Cassems e outros tantos conveniados, e isso já passou a gerar demora no atendimento e a espera por dias, semanas até, para se fazer exames e consultas com especialistas, e isso tudo vem sendo tolerado e empurrado goela abaixo dos associados. Agora foi aberto convênios com empresas particulares, as usinas sucroalcooleiras, por exemplo, e o atendimento que já estava sendo demorado em demasia passou a ser precário em todos os níveis.
Há alguns dias encontrei um amigo com a filha dele no Hospital Cassems de Dourados e ele me disse que não havia mais pediatras atendendo no período noturno, fiquei surpreso e até cheguei a duvidar dessa informação, visto que a Cassems sempre teve profissionais para atender, mesmo que demorasse, mas o médico sempre estava lá. Depois de passar por dois pediatras no período diurno e mesmo assim nenhum deles ter conseguido um diagnóstico satisfatório ou concludente sobre o que minha filha estava sentindo, na noite de 25 de julho, por volta das 21 horas, depois de verificar que a mesma estava com mais de 38 graus de febre, liguei ao Hospital da Cassems para verificar qual médico pediatra estava atendendo e, para minha surpresa, a atendente informou que há dois meses não tem mais pediatras atendendo no período noturno e que o clinico geral que estava de plantão não atende crianças. Perguntei a atendente o que eu faria então e ela me respondeu: as pessoas estão levando as crianças ao Hospital da Vida!
ESPERA AI UM POUCO: Eu pago mais de 200 reais mensais pelo plano da Cassems, já vem descontado religiosamente do meu salário e na hora que necessito usar eu tenho que levar minha filha ao SUS? Será que alguém da Cassems pode vir a publico e explicar o que está acontecendo?
Está na hora dos servidores começarem e exigir transparência na administração desse órgão, pois se continuar do jeito que está logo irá virar um PREVISUL, cheio de corrupção e desvios. Antes que se perca a idoneidade a diretoria da Cassems tem que vir a publico e explicar o porquê da falta de médicos, do fim do atendimento do Hospital Evangélico, onde há pediatras 24 horas, será que a Cassems achou que seu hospital já era autossuficiente e não mais necessitava da parceria com o HE?
Eu como associado quero e exijo atendimento em tempo integral, não estamos pedindo nada de graça a Cassems ou a quem quer que seja. Se esse tipo de problemas persistirem, que cada usuário da Cassems vá a um médico e pague a consulta particular e depois acione a Cassems e sua diretoria por perdas e danos, até morais por que não?
A Cassems é a 4ª maior empresa do estado, segundo a revista Exame http://www.cassems.com.br/?conteudo=noticiaDetalhe&id=440 e esta noticia está no próprio site da Cassems, e vejam o que o diretor fala: “...Ayache explica que o diferencial da Caixa dos Servidores é a preocupação de reinvestir sua receita na qualidade do atendimento. “A Cassems é uma empresa que não visa lucros e praticamente todo o nosso recurso é investido em nosso próprio patrimônio e em ações que melhorem a saúde do nosso servidor público.” [sic]. Diante dessa noticia e de suas eloqüentes palavras senhor Diretor, esperamos que realmente o senhor resolva definitivamente o problema, do contrário estará entrando no rol dos que quebram tudo onde passam.
Sebastiao Santos. Servidor publico e beneficiário da Cassems.

Um comentário:

Minha lista de blogs