sábado, 23 de junho de 2012

Democracia da obrigatoriedade. Seria isso democracia ou ditadura velada?

Democracia da obrigatoriedade.
Seria isso democracia ou ditadura velada?
Dizer que em 1985 nós brasileiros conquistamos a democracia parece jocoso, ao imaginarmos que estamos muito distantes ainda dessa conquista, de realizar esse sonho brasileiro, ou dos brasileiros.
Falar que com a Constituição Federal de 1988 o povo brasileiro finalmente alcançou a liberdade e igualdade que vinha buscando chega a beirar ao ridículo, quando nos deparamos com matérias jornalísticas dizendo que “já está faltando corredor no hospital para colocar macas com mais pacientes”. Afirmar que todo brasileiro tem direito assegurado à assistência médica, a educação e a segurança se torna ficção, ao vermos toda a rede pública federal de ensino paralisada, com professores e servidores administrativos parados por estarem reivindicando melhores salários e não há negociação com o governo federal, ao vermos pessoas morrendo em corredores, ambulâncias e mesmo na rua por falta de atendimento na rede publica de saúde, e ao assistirmos a inversão social protagonizada pelo absurdo dos ataques aos policiais no estado de São Paulo, e as autoridades nem se importam, o povo não se importa, ninguém se importa mesmo com nada neste país, a não ser que seja algo que venha a atingir ou afetar pessoalmente o indivíduo, pois há a nossa dor, que é muito mais doída que a dor dos outros.
Desde o governo FHC as Forças Armadas do Brasil estão sendo sucateadas e os salários dos militares federais sendo achatados por falta de reajuste digno, muitas vezes abaixo da inflação.
Será que você cidadão brasileiro sabe por que ainda existem soldados alistados nas forças armadas?
Não sabe, não é mesmo?
É porque o serviço militar é OBRIGATÓRIO!
Mesmo numa intitulada democracia ainda existem milhares de brasileiros que são obrigados a servir a pátria, sendo humilhados, maltratados e muito, mas muito mal pagos nos quartéis da vida por ai, e não há nenhuma previsão de mudança nisso, pois se o estado deixar de obrigar o jovem a servir voluntariamente as forças, irá sobrar apenas praças graduadas e oficiais nas fileiras, pois ninguém irá se submeter à miséria salarial paga a esses militares.
A solução seria um serviço militar opcional, onde o jovem entraria para servir a pátria sabendo que ali poderia estar um bom emprego, onde não seria submetido a situações vexatórias no seu cotidiano, e como estaria ali realmente de forma voluntária, teria orgulho em servir a pátria.
Há mais coisas obrigatórias em nossa democracia; o voto!
Quantos de nós iríamos de forma voluntária exercer o nosso ‘direito’ ao voto, com esses políticos que ai estão?
Se o voto deixar de ser obrigatório, toda essa politicalha de hoje estaria morta e enterrada, pois nunca iriam se eleger a nada, o eleitor seria verdadeiramente valorizado, e teríamos o retorno que realmente o país precisa; na forma que a constituição prevê: Saúde, Educação, Segurança, e com estes direitos primordiais garantidos, todos os demais seriam assegurados para todos, e não apenas para alguns brasileiros milagrosamente privilegiados.
Está na hora de começarmos uma campanha pela verdadeira democratização do país, vamos levantar bandeiras pela NÃO obrigatoriedade do VOTO, pela NÃO obrigatoriedade do serviço militar.

Um comentário:

  1. De forma alguma você está certo primeiramente se o voto hoje e obrigatório é porque o constuinte quis assim e se você não sabe a constituição teve uma grande participação popular ela foi feita de forma democratica. Enquanto ao serviço militar você esta incrivelmente enganado todos os anos milhares de jovens pelo brasil que gostariam de servir são dispensados por excesso de contingente. Creio que para escrever algo temos que ter conhecimento de causa e não ficar falando balelas.

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs